07/10/2021
Mercado imobiliário
4 para leitura

Momento é favorável para a compra do imóvel mesmo com a Selic a 6,25%

Momento é favorável para a compra do imóvel mesmo com a Selic a 6,25%
Seta

Momento é favorável para a compra do imóvel mesmo com a Selic a 6,25%

O mercado imobiliário carioca está em ritmo acelerado mesmo com a mais recente alta da Selic, a taxa básica de juros da economia brasileira, que agora está em 6,25% ao ano. De acordo com o presidente da Abrainc (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias), Luiz França, as condições para a aquisição permanecem atraentes, a contratação de crédito imobiliário continua crescendo e a elevação da Selic não vai inviabilizar os planos de quem está em busca de um imóvel. Ele lembra ainda que, apesar do aumento, o índice se encontra em um baixo patamar, principalmente ao avaliar o histórico brasileiro em que a taxa quase sempre esteve acima de dois dígitos. Por estas razões, o momento é favorável para a compra do imóvel mesmo com a Selic a 6,25%. Confira outros motivos para investir no setor:

Potencial de valorização

Após a crise enfrentada nos últimos anos, o mercado imobiliário aponta para uma expressiva aceleração demonstrada pelo primeiro trimestre, período que registrou o maior número de unidades residenciais vendidas dos últimos oito anos. Foram 9.645 transações residenciais no Rio, contra 6.984 registradas no mesmo período de 2020. O número contabilizado no primeiro trimestre de 2021 só perde para o apurado no início de 2013, quando a cidade registrou 10.450 transações imobiliárias residenciais. O levantamento é do Secovi Rio (Sindicato da Habitação).

Essa aceleração reduziu significativamente o estoque de imóveis prontos na cidade e já começa a pressionar os preços dos imóveis tanto pela dinâmica oferta x demanda quanto pelo aumento do custo de construção (INCC – Índice Nacional de Custo da Construção), trazendo os lançamentos em um novo patamar de preço.

Rentabilidade com a locação

Investir em um imóvel na Barra da Tijuca com a finalidade de obter renda com o aluguel pode ser muito vantajoso. Isso porque o bairro vem liderando o ranking das 15 regiões mais procuradas para a compra de imóveis residenciais. Para se ter ideia, de acordo com dados do Secovi Rio, com base no recolhimento do ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis) pela prefeitura, de janeiro a agosto, a Barra registrou 2.981 transações residenciais. Além disso, o valor de locação na região subiu 17,7% nos últimos 12 meses, reforçando que a demanda está em alta. Por isso, o momento é favorável para a compra do imóvel mesmo com a Selic a 6,25%.

Economia reage positivamente

Mesmo com alta da Selic, as vendas de imóveis cresceram 34% no Rio. O indicador já sofreu cinco aumentos desde março, mas como explicamos no início do texto, a taxa ainda é considerada acessível para comprar para investir, sair do aluguel e até mesmo para fazer um upgrade. "Com o avanço da vacinação contra a Covid-19, a economia está reagindo positivamente. Com isso, as pessoas têm mais segurança em relação à estabilidade e ao crescimento de suas rendas, tornando-se mais confiantes para a compra de uma casa ou apartamento. A tendência é de termos mais interessados buscando um imóvel", afirma Luiz França, presidente da Abrainc.

Vantagem dos imóveis prontos para morar

Essa é uma excelente oportunidade, sabia? Os imóveis prontos são ainda mais vantajosos porque o cliente contrata diretamente o preço final, sem o risco das correções monetárias durante a fase de obra. Vale lembrar que o INCC vem registrando alta, chegando a 16,7% nos últimos 12 meses. Esse índice é usado para calcular os custos de materiais, equipamentos, serviços e mão de obra da construção civil, o que significa que os reajustes são repassados ao consumidor que compra um imóvel na planta.

Outra vantagem do imóvel pronto é que as recentes altas da Selic ainda não foram totalmente incorporadas às taxas de financiamento imobiliário, ou seja, é possível encontrar unidades com condições acessíveis e diferenciadas. A Carvalho Hosken oferece apartamentos e coberturas prontos para morar nos bairros planejados Rio2, Península e Ilha Pura, todos na Barra da Tijuca e famosos por sua infraestrutura de lazer e segurança.

Agora que você entendeu que o momento é favorável para a compra do imóvel mesmo com a Selic a 6,25%, aproveite a visita e conheça a nossa seleção de imóveis exclusivos!

Compartilhe

posts relacionados

todos os posts
Descubra qual bairro planejado da Barra da Tijuca combina com você

Descubra qual bairro planejado da Barra da Tijuca combina com você

Nós te ajudamos! Criamos um teste para você descobrir qual bairro combina mais com seu estilo de vida.

receba nossas novidades!

Para curtir mais notícias e eventos da Carvalho Hosken, inscreva-se aqui:

Sucesso
Sucesso
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. Saiba Mais.