19/07/2022
Mercado imobiliário
3 para leitura

Entenda o papel do ITBI na compra do imóvel

Entenda o papel do ITBI na compra do imóvel
Seta

Entenda o papel do ITBI na compra do imóvel

A conquista de um novo lar é um momento muito importante que requer pesquisa das melhores oportunidades e planejamento financeiro. Encontrada a unidade desejada, é hora de apresentar toda a documentação, identificar a opção mais confortável de negociação (financiada ou à vista) e efetuar o pagamento das taxas e impostos para formalizar a aquisição. Um deles é o ITBI (Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis), que é cobrado pela prefeitura do local onde o bem se localiza. Para ficar por dentro do assunto, entenda o papel do ITBI na compra do imóvel:

O que é o ITBI?

Como citamos na abertura, o ITBI é um tributo municipal que deve ser pago sempre que ocorre a compra ou a transferência de um imóvel para outro nome. Ele é regulamentado pelo artigo 156, inciso II da Constituição Federal de 1988. É fundamental que você saiba que este imposto é o que garante oficialmente a mudança de titularidade da propriedade para o novo dono. Ou seja, sem o pagamento do ITBI, não é possível fazer essa transferência. A regra vale para a compra de apartamentos na planta, novos ou avulsos (usados). Vale lembrar que existem casos de isenção em ambas as situações (compra e transferência).

Como ele é calculado?

O ITBI é calculado de acordo com o valor do imóvel. Para saber o quanto deverá ser pago e emitir a guia de pagamento, é preciso consultar o site da prefeitura do município onde o imóvel se localiza, pois cada uma tem a sua regra. No Rio de Janeiro, por exemplo, o ITBI representa 3% do valor que consta no contrato de financiamento ou na escritura pública do imóvel. Importante ressaltar que, recentemente, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou que a base para o cálculo do imposto seja o preço de mercado do imóvel. No entanto, alguns municípios continuam utilizando o valor venal do imóvel (avaliação feita pela própria prefeitura e utilizada para cálculo do IPTU).

Quem é o responsável pelo pagamento?

A responsabilidade pelo pagamento ITBI é do comprador do imóvel. Se a opção for financiar a unidade, em algumas situações é possível incluir os custos do imposto e da documentação no valor a ser financiado.

O ITBI é pago em qual etapa da negociação?

O ITBI sempre deve ser pago antes do registro do documento de transferência de propriedade. Tratando-se de escritura definitiva de compra e venda, os Cartórios de Notas costumam exigir o pagamento antes da lavratura do ato para fazer constar as informações da respectiva guia de pagamento do imposto. Por outro lado, se o imóvel for adquirido por meio de instrumento particular de compra e venda com financiamento (pacto adjeto de alienação fiduciária), o pagamento deverá ser realizado antes de dar entrada no registro. Vale lembrar que quem compra uma unidade na planta também é obrigado a pagar o ITBI, seguindo essa mesma diretriz.

Agora que você entendeu o papel do ITBI na compra do imóvel, que tal conhecer os bairros planejados da Carvalho Hosken na Barra da Tijuca? Seja para morar, fazer upgrade ou investir, os melhores apartamentos e coberturas estão aqui!

 

Compartilhe

posts relacionados

todos os posts
Descubra qual bairro planejado da Barra da Tijuca combina com você

Descubra qual bairro planejado da Barra da Tijuca combina com você

Nós te ajudamos! Criamos um teste para você descobrir qual bairro combina mais com seu estilo de vida.

receba nossas novidades!

Para curtir mais notícias e eventos da Carvalho Hosken, inscreva-se aqui:

Sucesso
Sucesso
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. Saiba Mais.