26/08/2024
Mercado imobiliário
2 min para leitura

Biografia de Carlos Fernando de Carvalho é destaque na imprensa nacional

Biografia de Carlos Fernando de Carvalho é destaque na imprensa nacional
Seta

A biografia de Carlos Fernando de Carvalho, falecido no dia 10 de agosto, foi destaque nos principais veículos da imprensa nacional. A coluna "Capital", do jornal O Globo, por exemplo, citou o dono da Carvalho Hosken como "o empreiteiro que mudou a paisagem urbana da Zona Oeste do Rio e chegou a ganhar o apelido de 'dono da Barra da Tijuca'”.

A Veja Rio, por sua vez, lembrou que o empresário era conhecido como "doutor Carlos", e que foi pioneiro "em apostar na Barra da Tijuca como um destino para a elite carioca. A Carvalho Hosken, da qual Carlos Fernando de Carvalho era conselheiro, é responsável por desenvolver bairros planejados como Península, Rio2, Ilha Pura, Cidade Jardim e Centro Metropolitano, além de tantos outros empreendimentos no Rio, como Atlântico Sul, Quintas & Quintais, Alto Leblon, Village São Conrado".

O portal G1 também abriu espaço para revisitar a história do empresário. "Sua trajetória de empreendedorismo, desenvolvimento urbano da Barra e da Cidade do Rio de Janeiro, deixa um legado para futuras gerações", destaca o texto. O Brazil Journal comparou o dono da Carvalho Hosken a grandes personalidades da História. "Muitos lugares no mundo estão associados a grandes nomes: Brasília a Oscar Niemeyer, o Aterro do Flamengo a Burle Marx, Florença a Leonardo da Vinci. A Barra da Tijuca é Carlos Fernando de Carvalho", cita o periódico.

Já a Folha de São Paulo reproduziu uma história que mostra bem o espírito destemido de Carvalho. "Em entrevista à Folha em 2014, ele contou ter sido pressionado a erguer a Vila dos Atletas, sob pena de ter o terreno desapropriado. "Era melhor eu fazer do que desapropriarem e alguém fazer prédios ruins e feios", disse, na ocasião. Tornou-se assim responsável por 31 prédios, com 3.604 apartamentos, para receber 18 mil atletas. Em 2015, um ano antes das Olimpíadas, entrou na lista da Bloomberg como a 13ª pessoa mais rica do país, com uma fortuna avaliada à época em US$ 4,2 bilhões", cita o jornal.

No jornal O Dia, coube à coluna "Panorama imobiliário" homenagear o doutor Carlos: "O empresário, que atualmente ocupava a presidência do Conselho da Carvalho Hosken, era considerado um visionário, apaixonado por obras de arte, pelo paisagismo e pela Barra, onde morava com a sua família. Carlos Fernando de Carvalho construiu um legado para o mercado imobiliário e para o desenvolvimento da cidade".

O Diário do Rio foi outro veículo que fez questão de falar sobre o legado. "Para se ter uma ideia, todos os bairros planejados da Carvalho Hosken contam com empreendimentos de grande porte, obras de arte, ações sustentáveis, associações de moradores independentes e melhorias urbanas realizadas em parceria com entidades governamentais".

O Diário do Porto foi além, ao afirmar que Carlos Carvalho tornou a Barra da Tijuca um sonho de consumo. "Principal nome da história do desenvolvimento imobiliário da Barra da Tijuca, do Recreio e dos novos bairros de Jacarepaguá, Carvalho foi, certamente, o maior responsável, na iniciativa privada, pelo deslocamento do mercado para a região, que passou a ser o sonho de consumo dos moradores das zonas Norte e Oeste e um polo residencial para todas as classes sociais".

Além da imprensa, autoridades e personalidades também prestaram suas homenagens. O governador Cláudio Castro afirmou, em nota, que Carvalho foi “um dos maiores empreendedores que a capital fluminense já teve. Homem visionário, dedicou seus 100 anos de vida, completados recentemente, a desenvolver e valorizar a Zona Oeste do Rio. Apostou em moradias com qualidade de vida na Barra da Tijuca e em Jacarepaguá, e deixa um legado de realizações no Rio de Janeiro, que, sem dúvida, impactaram positivamente a vida de milhares de pessoas”. O prefeito Eduardo Paes definiu o dono da Carvalho Hosken como "Empreendedor, ousado e polêmico" e completou: "Carlos Carvalho criou na Barra da Tijuca um novo estilo de vida e associação comunitária. Foi peça fundamental para que o Rio conseguisse com sucesso receber as Olimpíadas! Acima de tudo um apaixonado por nossa cidade".

E o empresário Ricardo Amaral resumiu o sentimento de quem conheceu o doutor Carlos em uma frase: "O Rio de Janeiro se despede de Carlos Carvalho - 100 anos de ação e empreendedorismo! Foi um privilégio ter lhe conhecido".

Um privilégio de todos.

Compartilhe

posts relacionados

todos os posts
Descubra qual bairro planejado da Barra da Tijuca combina com você

Descubra qual bairro planejado da Barra da Tijuca combina com você

Nós te ajudamos! Criamos um teste para você descobrir qual bairro combina mais com seu estilo de vida.

receba nossas novidades!

Para curtir mais notícias e eventos da Carvalho Hosken, inscreva-se aqui:

Sucesso
Sucesso
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. Saiba Mais.