17/11/2025
2 para leitura

Barra do futuro: onde inovação, luxo e qualidade de vida se encontram

Barra do futuro: onde inovação, luxo e qualidade de vida se encontram
Seta

A Barra da Tijuca está prestes a viver uma das maiores transformações de sua história. Nos próximos anos, o bairro que já simboliza espaço, natureza e bem-estar, vai se tornar o epicentro da modernidade carioca, um lugar em que novas formas de mobilidade, entretenimento e arquitetura se unem para desenhar o futuro do Rio de Janeiro.

Uma reportagem do jornal O Globo mostrou o caminho para esse futuro. O projeto de transporte aquaviário pelas lagoas da Barra e de Jacarepaguá é um dos pilares dessa mudança. Com embarcações elétricas e até movidas a energia solar, o sistema deve entrar em operação até 2026, oferecendo um deslocamento mais rápido e sustentável. As oito linhas previstas vão ligar polos residenciais e comerciais, conectando o transporte sobre as águas aos demais modais da cidade. A integração tarifária com o Bilhete Único Carioca e a possibilidade de viagens expressas prometem transformar a mobilidade da região e reduzir o impacto do trânsito, aproximando bairros como Rio das Pedras e Muzema dos grandes centros de trabalho e consumo.

Outro avanço importante é a substituição do BRT pelo VLT ou VLP, em um modelo de parceria público-privada. As novas composições elétricas devem aproveitar a infraestrutura existente e oferecer uma alternativa de transporte mais moderna, silenciosa e de baixa emissão de carbono. Além de tornar o deslocamento mais eficiente, a iniciativa reforça o compromisso da cidade com a sustentabilidade e a inovação urbana.

Mas o futuro da Barra vai além da mobilidade. No coração do Parque Olímpico, está nascendo o Imagine, o maior complexo de entretenimento da América Latina. Previsto para 2028, o projeto ocupará mais de um milhão de metros quadrados (m²) e reunirá parque temático, resort, arena gamer, polo gastronômico, centro de esportes, torre corporativa e até um teleférico interligando cinco pontos do espaço. Com expectativa de gerar R$ 9,2 bilhões em impacto econômico e 140 mil empregos diretos e indiretos, o Imagine deve transformar o bairro em um novo polo turístico e cultural, atraindo visitantes do Brasil e do mundo.

E enquanto os novos modais e o entretenimento ganham forma, o setor imobiliário também vive um momento de efervescência. A Barra da Tijuca do futuro será marcada por empreendimentos que elevam ainda mais o padrão do bairro.

Carlos Felipe de Carvalho, CEO da Carvalho Hosken, falou para o blog sobre as transformações. “Entre novos caminhos sobre trilhos e águas, o maior complexo de entretenimento do continente e imóveis que traduzem o que há de mais avançado em design e conforto, a Barra do futuro se consolida como o endereço do amanhã: vibrante, sustentável e cheia de possibilidades. E nós temos orgulho de participar dessa história, com os nossos bairros planejados, que fincaram as bases da modernidade na Barra da Tijuca”, ressaltou Carlos Felipe.

Ele lembrou que o Península, o Rio2, o Cidade Jardim, o Centro Metropolitano e o Ilha Pura totalizam mais de 1,1 milhão de m² de paisagismo, além de oferecerem um estilo de vida próprio com lazer para toda a família, conveniências, sustentabilidade, segurança e mobilidade. “De 1994 a 2025, lançamos mais de 20 mil unidades, volume que representa um Valor Geral de Vendas (VGV) de mais de R$ 14 bilhões. Ou seja, boa parte do VGV do Rio está concentrado na Barra”, destacou o CEO.

Quem deseja morar ou investir na Barra encontra, atualmente, empreendimentos que se destacam pela arquitetura, lazer diferenciado, sustentabilidade, conveniências e mobilidade. No Península, por exemplo, são dois lançamentos em parceria com a Tegra Incorporadora: o Gran Thai - Leisure Residence, com 245 unidades, entre apartamentos de 125 a 210m², UP Gardens e coberturas de 162 a 405m², com opções de 3 e 4 suítes com 2 ou 3 vagas, e o Singular Private Residence. A única torre de 15 andares conta com apartamentos de luxo de 221 a 229m² e coberturas de 452m², todos com 4 suítes e opções de 3 ou 4 vagas. Ambos fazem parte do Península Collection by Tegra.

Também no Península, outra opção é o Insigna Península, parceria com a Azo Inc. O residencial tem apenas 39 unidades, distribuídas em três torres, com três opções de plantas: Insigna House (casas térreas com quintal), Insigna Classic (casas suspensas com varanda gourmet) e Insigna Penthouse (casas suspensas na cobertura com terraço gourmet). Os imóveis variam de 264 m² a 369 m² e contam com amplos terraços e varandas, quatro quartos, hobby box e depósito privativo. O projeto arquitetônico leva a assinatura do escritório Königsberger Vannucchi. O paisagismo é de Ricardo Cardim e a decoração é de Patrícia Anastassiadis.

No Ilha Pura, bairro planejado da Carvalho Hosken que é referência em sustentabilidade, o destaque é para o Oro by Ornare, projeto com 68 unidades, com 3 e 4 suítes e tamanhos entre 171 e 227 m², além de coberturas de até 461 m². Já em outro ponto da Barra, a Carvalho Hosken desenvolve o Claris Casa & Clube, em parceria com a Tegra. São 99 casas de 3 ou 4 suítes, com metragens variando de 318 a 580 m², em um terreno de mais de 24 mil m². A área comum, de 3,8 mil m², inclui itens como hidromassagem, piscina com 25 metros, quadra de areia e churrasqueira gourmet com forno de pizza.

Viu só como a Barra da Tijuca é o endereço do futuro? Há mais de 70 anos, a Carvalho Hosken tem um olhar pioneiro para o bairro e se orgulha de acompanhar e de contribuir para o desenvolvimento e a valorização da região.

Compartilhe

posts relacionados

todos os posts

receba nossas novidades!

Para curtir mais notícias e eventos da Carvalho Hosken, inscreva-se aqui:

Sucesso
Sucesso
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. Saiba Mais.