O livro , que destaca os projetos icônicos na Barra da Tijuca, será lançada no dia 4 de setembro, na livraria Argumento, no Leblon
O arquiteto Slomo Wenkert, um dos principais responsáveis pela transformação urbana do Rio de Janeiro e principalmente da Barra da Tijuca, lançará no dia 4 de setembro, quinta-feira, o livro "Barra da Tijuca pelo olhar e obra de Slomo Wenkert". A noite de autógrafos acontecerá a partir das 18h, na livraria Argumento, no Leblon, reunindo familiares, parceiros, empresários, autoridades e admiradores da trajetória do arquiteto. A publicação foi realizada pela editora TIX, de Ana Borelli, por meio da Lei de Incentivo à Cultura da prefeitura do Rio de Janeiro e tem patrocínio da Multiplan, da Carvalho Hosken e do Hilton Barra Rio de Janeiro.
Com mais de 60 anos de carreira e mais de 500 projetos realizados, Slomo reúne memórias, imagens históricas e bastidores da criação de alguns dos mais emblemáticos condomínios do Rio. Para se ter ideia, só com a Carvalho Hosken, são mais de 70 empreendimentos, entre eles o Itanhangá Hills, primeiro da cidade a ter piscina nas varandas, um marco que revolucionou o mercado imobiliário da época; o Village São Conrado, projeto urbanístico integrado, com a proposta de ser um diferencial de moradia; e o Condomínio Atlântico Sul, que marcou a virada no urbanismo do Rio, com arquitetura ousada, espaços integrados à natureza, e um estilo de vida que se tornou referência para a cidade e para o país.
Já com a Multiplan, o arquiteto realizou empreendimentos icônicos como o Centro Empresarial Barra Shopping, conceituado como um projeto de integração ao BarraShopping (comércio, negócio e serviços), e o Golden Green, desenvolvido de frente para a praia, integrando o paisagismo a um belo campo de golfe e amplos apartamentos, estrutura de lazer, privacidade e segurança, tudo dentro dos mais avançados conceitos de tecnologia e conforto da época.
Aos 84 anos, Wenkert segue à frente do escritório que fundou na Barra e compartilha, por meio do livro, não apenas sua produção arquitetônica como também uma trajetória marcada por afeto, colaborações e contribuições decisivas para o desenvolvimento urbano do Rio. "Mais do que reunir projetos, o livro reflete uma vida inteira dedicada à arquitetura. Cada linha, cada traço carrega um pedaço da nossa história", afirma o autor.
Além de sua atuação profissional, "Barra da Tijuca pelo olhar e obra de Slomo Wenkert" aborda os caminhos pessoais do arquiteto, das origens em Copacabana aos encontros com figuras-chave do setor, como Carlos Fernando de Carvalho (fundador da Carvalho Hosken), José Isaac Peres (fundador e presidente do conselho de administração da Multiplan), Sérgio Dourado (empresário) e Waldyr Figueiredo (arquiteto), oferecendo um retrato único sobre o crescimento imobiliário e as mudanças culturais do Rio de Janeiro.
Contribuições valiosas
Ana Borelli, editora e diretora da TIX, deu o tom da narrativa sobre o conteúdo, compondo os cadernos entre desenhos, textos, projetos, tratamento de imagem e coordenação geral para criar um livro rico e atemporal. "Fiquei impressionada com a abrangência do trabalho do Slomo. Encontrei um acervo valioso de desenhos, fotos, materiais de lançamentos imobiliários e descobri a multiplicidade do arquiteto, que também é desenvolvedor e empresário", observa Ana, conhecida no mercado editorial por desenvolver livros de arquitetura, urbanismo, memória e cidade sendo, inclusive, autora de alguns títulos que publicou. "O livro é amplamente ilustrado com imagens do acervo de Slomo, desenhos e fotos, escolhidas por mim, e tratadas por minha equipe, assim como novos ensaios fotográficos registrados pelo fotógrafo Marcos Gusmão", complementa a editora.
Marcos Sá, arquiteto que assina um ensaio no livro, endossa a admiração por Slomo. "Para fazer este texto, me debrucei sobre todos os projetos construídos desde os anos de 1960 até hoje. É uma obra muito vasta, mas ainda pouco divulgada. Fiquei surpreso em descobrir que muitos edifícios que eu admirava na cidade são de sua autoria. A minha intenção, nesse texto, foi resgatar a importância dessa obra no panorama da arquitetura carioca, de modo que ela esteja inserida na sua historiografia oficial. Slomo e sua equipe foram responsáveis também, e especialmente, por inúmeros projetos de grande porte na Barra da Tijuca que marcam a paisagem e a história do desenvolvimento desta região", comenta Sá.
Os prefácios são de Carlos Felipe de Carvalho, CEO da Carvalho Hosken, e de José Isaac Peres, fundador e presidente do conselho de administração da Multiplan. Segundo Carlos Felipe de Carvalho, participar e patrocinar o livro é uma forma de homenagear a parceria entre Slomo e seu pai, carinhosamente chamado de Dr. Carlos. "Os dois firmaram uma parceria de mais de 50 anos, pautada por confiança, visão de futuro e respeito mútuo. Slomo não é apenas o arquiteto de dezenas de empreendimentos emblemáticos da cidade. Ele é um intérprete da paisagem carioca, um criador de formas que soube, como poucos, transformar linhas e curvas em espaços de vida, convivência e beleza", destaca o CEO da Carvalho Hosken.
Já Peres enumera os projetos desenvolvidos em parceria. "Chácara 92, Cidade do Rio de Janeiro, Golden Green, Centro Empresarial Barra Shopping e Península Green são alguns dos empreendimentos que a Veplan-Multiplan desenvolveram com Slomo. É com muita alegria que patrocinamos e participamos desse livro sobre a Barra", ressalta o fundador da Multiplan.
Para Cedric Nubul, gerente-geral de Área para o Brasil da Hilton, é uma honra apoiar um projeto que valoriza e preserva a história e a identidade da Barra da Tijuca. “A região abriga uma das nossas unidades e tem um papel especial na nossa trajetória no Rio de Janeiro. Acreditamos que iniciativas como essa enriquecem culturalmente o bairro, celebram suas raízes e fortalecem o vínculo de quem vive, trabalha ou visita esse importante ponto da cidade”, diz Nubul.
Autor: Slomo Wenkert.
Data: 4 de setembro, quinta-feira.
Local: Livraria Argumento. Rua Dias Ferreira, 417, Leblon.
Horário: a partir das 18h.