Âncora para topo

Projeto Expedição Barra: Conheça a Barra por outro ângulo

Um passeio ecológico pela Lagoa de Marapendi

A nossa dica os domingos de sol é fazer um passeio em um lugar muito visto e pouco conhecido dos cariocas: a Lagoa de Marapendi.
Cercada pela Reserva de Marapendi, a Lagoa é muito conhecida pelos praticantes de esportes náuticos, tais como: windsurf, dingue, remo e canoagem. Porém, poucos se dão conta da diversidade da fauna de da flora que habitam a região.
Sua vegetação mais abundante é o manguezal, com ocorrência do mangue-vermelho, mangue-branco e siriúba. Serve de abrigo a diversas espécies nativas, como crustáceos, garças, patos selvagens e o jacaré-de-papo-amarelo (Caiman latirostris).

Vista do alto, ela corta a região, dividindo a terra e o mar.

O Projeto
O Projeto Expedição Barra surgiu a partir da visão dos sócios da Ecobalsas, que ao transportarem os moradores dos condomínios da Barra pela Lagoa de Marapendi, identificaram o potencial turístico da região e passaram a realizar passeios ecológicos por um recanto que pouca gente conhece.

Antes, as Ecobalsas eram usadas apenas para transportar moradores.

Desde 2008 o Projeto oferece passeios unindo conhecimento, lazer e conscientização ambiental, em roteiros regulares abertos ao público todos os domingos, personalizados para grupos fechados ou específicos para escolas particulares e públicas.
Com a presença de biólogos e guias treinados, os passeios utilizam balsas especialmente projetadas para navegar pelas Lagoas, com capacidade para transportar de 20 a 134 passageiros, utilizando 9 rotas que interligam diversos pontos da Barra.

Hoje, o Projeto Expedição Barra leva até 134 passageiros em passeios ecológicos.

Passeios Regulares
O Projeto Expedição Barra tem saídas regulares todos os domingos, com a presença de biólogos que fornecem informações sobre a fauna e flora da região.
No final do passeio, quem quiser pode aproveitar e tirar um “Day Use” no Ecolounge, um beach point exclusivo com escola de SUP, vela, guarderia de equipamentos e muitas outras atividades de esporte e lazer.

Ecolounge – o local de desembarque das balsas virou um beach point com várias atividades.

Passeios Escolares
Além dos passeios regulares, o Projeto tem um roteiro especial direcionado aos alunos de todas as idades, os passeios podem ser adaptados à necessidade de cada grupo ou escola e contam com o acompanhamento de guias especializados em turismo pedagógico.
Em parceria com biólogos e educadores, foram traçados dois principais roteiros:
Lagoa – Recreio
Este roteiro garante contato próximo com a natureza, com lições sobre o ecossistema e a vegetação nativa, observando-se a exuberância da fauna e flora locais, que se mantêm preservadas.
Lagoa – Canal de Marapendi
Do píer exclusivo às ilhas da Barra, passando por todo o Canal de Marapendi, este passeio permite conhecer a cultura local ao longo do Canal e nas ilhas.

Também são realizados passeios semanais gratuitos para alunos de escolas públicas cariocas.

Foto: divulgação.

Passeio Musical
Ideal para quem curte música ao vivo e quer estar bem perto da natureza em um cenário paradisíaco. A bordo da balsa, os ritmos são MPB e seresta, acompanhados pelo pôr do sol mais bonito da cidade.
Esse roteiro também pode ser personalizado para a realização de happy hours corporativos.

Um dos pôr do sol mais bonitos da Cidade – foto: divulgação.

Informações e Reserva:
O Passeio Regular de balsa acontece atualmente aos domingos às 10h30min com embarque no Pier Ecolounge – Av. Lúcio Costa, lote 1, PAL 31646, Barra da Tijuca.
Reserva: (21) 97002-1899 | ecobalsas@ecobalsasrio.com.br

Os melhores imóveis da Barra estão aqui

Rio2

Sicília

Cidade Jardim

Reserva Jardim

Rio2

Verona
Siga-nos: