Carvalho Hosken | Imóveis na Barra da Tijuca
Âncora para topo

Ilhas Tijucas: conheça este paraíso em plena cidade

Parte da paisagem carioca, poucos sabem as belezas que se escondem a poucos quilômetros da praia.

A apenas quatro quilômetros da costa, entre as praias de São Conrado e Barra, está o Arquipélago das Tijucas, formado por três ilhas: a do Meio, que fica mais perto de São Conrado; a Pontuda, a mais alta e com um farol de auxílio à navegação, e a Alfavaca, o melhor ponto para mergulho ideal para contemplar a fauna e flora marinha.

Há ainda a pequena laje das Tijucas, outro ponto usado por mergulhadores, mas de difícil ancoragem. Neste pedaço de paraíso, cada vez mais pessoas aproveitam bons momentos, praticando esportes com SUP e mergulho.

O conjunto de ilhas é acessado através do Canal da Joatinga e depois que se chega, é difícil querer voltar. Há quem vá apenas para contemplar os paredões rochosos e a vista da cidade de um outro ângulo. Outros vão para se divertir saltando das pedras ou mergulhando nas águas cristalinas.

Os preços das travessias de SUP costumam variar de acordo com os instrutores e grupos especializados. Entre as opções está o Espaço Pura Vida. Localizado em frente ao canal da Barrinha, é o local ideal para se aproximar da natureza, praticar esportes, yoga e ainda se alimentar de maneira saudável.

Saiba mais o arquipélago:

Ilha do Meio

A Ilha do Meio é localizada entre as praias da Barra da Tijuca e de São Conrado. A variação da maré pode ir de 6 a 30 metros. A visibilidade da água pode chegar aos 15 metros de profundidade, possibilitando observar diversas espécies de peixes da região.

Foto

Alfavaca

A Ilha Alfavaca é conhecida pelos seus rochedos, e pode variar de 6 a 18 metros de profundidade. Dentre as ilhas que formam o Arquipélago das Tijucas, é o melhor ponto para mergulhos. Nela é possível observar tartarugas, arraias, moreias e outras espécies marinhas.

Foto

Pontuda

A Ilha Pontuda recebeu este nome pela sua característica marcante, que é um pequeno pico, que abriga um farol para auxílio à navegação. Neste pico vivem várias espécies de pássaros. É um ponto excelente para tirar fotos ou para observar a paisagem.

Foto

 

Veja também essa reportagem do R7:

Agende seu passeio:

Espaço Pura Vida

Wex Water Experience

Surf´Sup

Os melhores imóveis da Barra estão aqui

Península

360° ON THE PARK

Península

GREEN II

Cidade Jardim

RESERVA DO PARQUE
Siga-nos: