Âncora para topo

Circuito de Arte e Gastronomia das Vargens

No próximo fim de semana, ateliês e restaurantes participarão de uma nova edição do Circuito de Arte e Gastronomia das Vargens. Das 10h às 18h, no sábado e no domingo, artistas plásticos e visuais estarão de portas abertas para apresentar suas criações em artesanato, cerâmicas , vidros, joias, pinturas e esculturas.

Participarão do evento 28 ateliês, quatro a mais do que na edição do ano passado. O número é recorde entre todas as edições do evento. Já o apelo gastronômico ficará a cargo de oito restaurantes: La Piedra, Skunna, Gepetto, Grillo Grill & Bar, Tapinha Bar, Tô na Boa, Ser Tão Carioca e Projeto Germiniscência, cozinha-escola vegana e vegetariana.

Além de arte e boa comida, a programação do circuito, que acontece desde 2005, inclui ainda feira de produtos orgânicos e apresentações, no sábado, de capoeira e jongo, no Quilombo Cafundá Astrogilda, em Vargem Grande.

Para a edição deste ano, a organização do circuito preparou novidades. Pela primeira vez, peças trabalhadas em fibras com foco no macramê (do Ateliê Nudo) estarão entre os produtos expostos, assim como artesanato em MDF (do Larosa’s Ateliê) e esculturas de metal (do Kerrys Aldabalde). Exposições de fotografias também serão novidade nesta edição: o jornalista Genilson Araújo exibirá imagens aéreas; e a marca Abacaxi Fotografia e Filmes, da fotógrafa Mariana Revelles, fotos e telas.

Especialista em mosaico picassiette, técnica francesa formada a partir de pedaços de louças, a artista plástica Andrea Olighon, instalada na região há quatro anos, fará sua estreia este ano no circuito.

— O circuito é muito comentado e badalado. Estou criando uma expectativa tremenda para ver como a minha arte vai se sair — diz Andrea, que criou este ano o Café com Artes, projeto em que recebe visitantes em seu ateliê para oficinas e um café da manhã completo.

Organizadora do evento, a artista plástica Rosana Rocha ressalta que o circuito tem como objetivo valorizar a arte local:

— A ideia é reafirmar a identidade e fomentar a cultura das Vargens, revivendo, inclusive, as tradições quilombolas. Há mais de 20 anos temos artistas aqui. A diversidade é uma maneira de mostrar que eles estão resistindo diante das tantas dificuldades enfrentadas por quem é do ramo das artes e da cultura — diz Rosana, cujo ateliê, focado em pintura, objetos e instalações, também está entre os participantes.

Para não perder nenhum detalhe, a organização recomenda que o público imprima o mapa com a localização exata dos ateliês e restaurantes no site bit.ly/circuitovg2019.

Paralelamente ao circuito, o restaurante Grillo Grill & Bar, em Vargem Pequena, promoverá uma exposição com venda de imagens religiosas e esotéricas da marca Santamenteira, pintadas à mão pela artista plástica e jornalista Grace Marinho.

— São peças estampadas com cores vibrantes, em estilo fashion, que dão uma repaginada nas imagens, deixando-as mais contemporâneas — detalha Grace.

Fonte: OGlobo

Os melhores imóveis da Barra estão aqui

Península

Fit I

Península

360° On The Park

Rio2

VERONA
Siga-nos: