Âncora para topo

Cidade das Artes Marciais será um marco para o Centro Metropolitano, na Barra

Inauguração da Calçada da Fama, na Cidades das Artes Marciais, no Centro Metropolitano, na Barra – Divulgação

Rio – O Centro Metropolitano, na Barra da Tijuca, idealizado pelo arquiteto Lúcio Costa e desenvolvido pela Carvalho Hosken, conquistou mais destaque nesta quarta-feira com a inauguração da Cidade das Artes Marciais, iniciativa do vereador Marcelo Arar, que é faixa preta de Jiu-Jitsu, e da Prefeitura do Rio. O espaço de culto às modalidades esportivas reúne 14 praças que presta uma homenagem a grandes mestres.
Para Carlos Felipe Carvalho, vice-presidente da Carvalho Hosken, a ação é única na cidade. “Lúcio Costa desenhou essa região para ser o Centro Metropolitano do Rio de Janeiro. Por isso, essa dimensão de praças e de ruas. É difícil achar outro local na cidade com essa implantação urbanística. Então, o Marcelo Arar teve muita sensibilidade ao trazer este projeto para o Centro Metropolitano, que é uma área que tem muita força e vitalidade. Ela é o futuro da cidade e representa uma característica única no Brasil. Agradecemos ao Marcelo Arar e à Prefeitura do Rio pela iniciativa”, diz Carlos Felipe.

O Centro Metropolitano tem cerca de quatro milhões de metros quadrados e vem ganhando forma pelas mãos da Carvalho Hosken, reunindo trabalho, lazer e moradia em um único lugar. Com ruas e avenidas largas, sistema de iluminação em led, ciclovias interligando todo o bairro, paisagismo do escritório Burle Marx, além do Shopping Metropolitano Barra, o bairro planejado é hoje a nova centralidade da cidade. E, agora, com a Cidade das Artes Marciais será o berço de novos atletas e um marco para visitantes e moradores. “Sem contar que será mais uma atração turística que, com certeza, ficará conhecida mundialmente. Todos vão querer visitar a ‘Calçada da Fama’”, afirma o vereador Marcelo Arar.

Além das praças contemplando os grandes mestres, a Cidade das Artes Marciais terá uma “Calçada da Fama”, onde lutadores que fizeram história nas artes marciais poderão deixar sua marca. Também serão realizados eventos como entregas de faixa, batizados de capoeira, aulas ao ar livre e instalação de equipamentos urbanos para incentivar a prática de atividades físicas. Em sua primeira etapa, a “Calçada da Fama” tem 60 nomes escolhidos por uma curadoria: Helio Gracie, Carlson Gracie, Minotauro, Claudio Coelho, Marco Ruas, e Renzo Gracie, entre outros, fazem parte dos homenageados.

Fonte: JORNAL O DIA

Os melhores imóveis da Barra estão aqui

Ilha Pura

SAINT MICHEL

Ilha Pura

SAINT MICHEL

Ilha Pura

SAINT MICHEL
Siga-nos: