Carvalho Hosken | Imóveis na Barra da Tijuca
Âncora para topo

A Olimpíada não foi tão ruim assim

Dados do IPEA indicam ganho significativo no PIB da cidade do Rio de Janeiro

Corrupção, lavagem de dinheiro, superfaturamento, e legado comprometido. Você já deve estar cansado de escutar isso do que foram os Jogos Olímpicos do Rio 2016. Entretanto, existem alguns dados que indicam ganhos na economia local.

Ontem, o IPEA, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, publicou um estudo indicando que a Olimpíada teve um efeito extremamente positivo na economia no Rio de Janeiro. O levantamento aponta que sem os Jogos, o PIB da capital fluminense tiveram um impacto positivo de 7,5% e de 5,1% na região metropolitana.

Mesmo com a crise econômica em todo país, os índices de PIB para o Rio de Janeiro foram iguais aos de 2012. Caso não tivéssemos a Olimpíada, e em estudo comparativo com as outras cidades do país com mais de um milhão de habitantes, o PIB teria sido igual ao ano de 2007.

A pesquisa também destaca que um empreendimento de tal porte desperta a expectativa de que seus efeitos se prolonguem para além da data de sua execução. São esperados avanços na economia carioca decorrentes da ampliação e do aperfeiçoamento da infraestrutura da cidade, da melhoria dos processos produtivos e organizacionais tanto no setor privado quanto no público, além da publicidade internacional.

Entretanto, usando a experiência dos Jogos Olímpicos anteriores, o estudo destaca que os impactos econômicos futuros não são automáticos. Dependendo diretamente da capacidade do setor público e iniciativa privada em aproveitar as vantagens que o evento proporcionou.

Como morador da região do Parque Olímpico desde 2014, a melhora nas questões de segurança, transporte e abastecimento de energia são incontestáveis. Mesmo estando aberto e em funcionamento poucos meses após o fim dos Jogos, o Parque ainda é sub utilizado. As Arenas do Futuro (handebol) e o Complexo Aquático que já eram para estar desmontadas seguem por lá e sem qualquer utilização.

Fonte: SporTV.com

Os melhores imóveis da Barra estão aqui

Cidade Jardim

MAJESTIC

Rio2

PROVENCE

Centro Metropolitano

UNIVERSE
Siga-nos: